quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Vivendo e Apre(e)ndendo.

. Para escrever eu preciso de inspiração!
. Inspiração é o mesmo que “colocar para dentro (inspirar) algo que está fora, mas que não é visto (o ar)”. Para escrever eu preciso “introjetar” (injetar para dentro) idéias que estão fora de mim, seja lendo, vendo ou ouvindo. Escreverei, então, o que ler, transformando em meu o que foi descrito por outros em diversos tempos passados. Estarei atualizando o que pertence ao passado.
. Esta possibilidade de atualizar o passado é uma característica muito importante dos seres humanos: as culturas e os indivíduos só sobrevivem se passarem por processos de atualização. As informações, disponíveis pelo mundo, só adquirem valores “transformacionais” quando atualizadas: introjetadas no tempo presente por quem se interesse por elas. Os seres humanos não são depósitos de informações que não tenham um sentido particular a cada um. Sendo assim, cada pessoa escreve sua própria vida, através de suas atualizações.
. Atualizar, porém, não é “melhorar”, é apenas vivenciar no tempo presente algo que já passou, seja bom ou mau, positivo ou negativo, produtivo ou paralisante, agradável ou desagradável.
. Quando estamos em psicoterapia desenvolvemos a noção do que temos atualizado constantemente em nossas vidas. A partir desta noção a psicoterapia nos fornece a possibilidade de escolhermos atualizar outros aspectos, tanto pessoais quanto mundiais (culturais, sociais, familiares, etc.), em nossas vidas.
. Ao exercermos uma profissão, atualizamos aspectos técnicos e teóricos. Como “ser estudante” é uma profissão, estudar só é uma realidade quando o objetivo de quem divulga as informações for o de possibilitar, ou facilitar, que o estudante as atualize, em seu tempo e com sua particularidade.

6 comentários:

André Lourenço disse...

Seu tópico vem bem a calhar, pois me permite falar algo e agradecer.
"Como “ser estudante” é uma profissão, estudar só é uma realidade quando o objetivo de quem divulga as informações for o de possibilitar, ou facilitar, que o estudante as atualize, em seu tempo e com sua particularidade."
Quisera eu que todos os alunos encarassem sua posição de estudantes dessa forma.
Tento cumprir meu papel, nem sempre de forma perfeita, mas tento.
Muitas vezes não percebo isso vindo dos outros: professores e alunos.
É meu amigo, a luta é inglória, embora não seja desprovida de reconhecimento ocasional.
O seu comentário já me anima a prosseguir.
Obrigado.
Abraços pra ti e pra Rosemary.

Regina Milone disse...

Querido Alexei,
Atualizar sempre! Com certeza!
Não poderia ser de outra forma pois mesmo quem procura apenas repetir alguma coisa, acaba colocando algo de seu, no tom de voz como conta algo, por exemplo. Imparcialidade total não existe, nossa subjetividade sempre entra de alguma forma e isso já atualiza o que vemos, lemos e ouvimos. Alguns fazem isso com mais consciência do que outros. Alguns se iludem, na minha opinião, achando que estão sendo absolutamente neutros. Outros procuram continuar cavando, buscando, transformando e aprendendo a partir do que recebem. Observador e observado interagem, trocam energia, independentemente de perceberem que isso está acontecendo.
Gostei do post!
Grande beijo...

André Lourenço disse...

"a liberdade entregue suas possibilidades à avaliação/aprovação dos outros.
. A consciência sartreana é dinâmica, ativa,intencional, é apenas uma aparência, ou seja: "só existe na medida em que ela aparece, na medida em que se está 'sendo'."
. P.S.:
Você já viu "NARUTO" (tem no SBT ao meio-dia). É uma grande reflexão sobre assumirmos sermos o que estiver dando para ser, sem remorços, sem culpas, porém, cheios de dúvidas."

VOCÊ vendo desenho japonês???
Tenho que te entrevistar!!!
Vamos marcar uma entrevista, assim mato saudades de vc e de Rosemary.
Um abraço.

Bruno Ferraz disse...

falaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!

Bruno Ferraz disse...

falaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!

Bruno Ferraz disse...

e ai psicologo!!!

abraço


bruno ferraz
www.ferrazorigami.com.br